terça-feira, 8 de junho de 2010

Motion

Conheça três estúdios que são referência no ramo de motion.


Buck


Este estúdio é muito citado como inspiração por profissionais. Possui sedes em Nova York e Los Angeles e já trabalhou em todos os tipos de pças de motion, com uma inclinação para o branding.


Entre as maiores obras do estúdio estão trabalhos feitos para a Gatorade, Coca-Coca Zero e Mountain Dew.
Este foi o trabalho feito para a Moutain Dew.

Suspect
"The Wilde Ones" é um dos melhores trabalhos feitos por esse estúdio em Nova York. Com conhecimentos em efeitos especiais e 3D, a Suspect mergulhou numa abordagem manual neste projeto, manipulando brinquedos de madeira, papel-machê e cartolina, além de ilustrações e camadas de efeitos digitais.

PetPunk
Este estúdio, sediado na Lituânia é característico por seus trabalhos abstratos, surreais, inspirados por anos de comunismo e, mais recentemente, democracia.
"Focamos em descobrir como a atmosfera de uma imagem estética pode transmitir a sensação de algo em movimento", explica o ilustrador Gediminas Siaulys.

Para ver os trabalhos desses estúdios seguem os links:
www.buck.tv
www.vimeo.com/7967892
www.petpunk.com

terça-feira, 11 de maio de 2010

Inovações Suecas

Eu não sabia, mas a Suécia é detentora de muitas inovações e invenções que usamos em nosso cotidiano. Alista das visões que acabaram se tornando em produtos inovadores pode ser iniciada com a hélice de barco, escala Celsius de temperatura, passando pela dinamite, fósforos entre outros, para mencionar alguns exemplos.
Um exposição que ocorreu em 2007, "Improving Life - The Design of Swedish Innovations" mostra algumas inovações suecas.
Abaixao segue algumas imagens dos produtos expostos..
Aspirador de pó automático
Marca-passo
Capacete de soldador

Porta-bebê


Touca para pacientes com câncer

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Associação do filme Playtime com as Escolas de Ulm e Bauhaus

Ideologias Bauhaus e Ulm

A escola de Ulm foi fundada na Alemanha em 1952 e tinha como objetivo formar profissionais a partir de uma sólida base artística e técnica para atuarem na concepção de uma ampla gama de objetos produzidos em escala industrial: os de uso cotidiano; aqueles de utilização científica; os relacionados à construção e ainda os produtos ligados aos suportes modernos de informação, às mídias e à publicidade.
Devido, em parte, por defender uma ideologia, por vezes restritiva e pela defesa de um funcionalismo extremo, a Escola de Ulm teve uma vida curta.

A escola Bauhaus por sua vez tem sua história dividida a partir de seus diretores (1919-1927 – Walter Groupius;1928-1929 – Hannes Meyer; 1929-1933 - Ludwig Mies van der Rohe), ou a partir de sua Fundação (1919-1923), Consolidação (1923-1928) e Desintegração (1928-1933). Logo as diretrizes, os conceitos da escola se modificaram com o tempo de acordo com cada diretor pelo qual a escola passou.
Aqui vale destacar a fase em que Hannes Meyer assumiu o lugar de Walter Groupius. Meyer representou uma evolução do conceito funcionalista estético/formalista para o conceito funcionalista técnico/produtivista. Com esses princípios estabelecidos por Meyer, a Bauhaus tinha abandonado de vez a idéia de uma escola de arte, para uma imperiosa idéia de um local de produção voltado à satisfação de necessidades sociais.

Tá, mas o que isso tem a ver com o filme, e o que é funcionalismo??

Funcionalismo tem como objetivo resolver problemas práticos de forma lógica e eficiente.
Ele dispensa adornos e formas rebuscadas, valorizando mais a simplicidade,o básico, se focando somente na finalidade do produto, onde suas formas, seu mecanismo e o materal são ditados por sua funcionalidade.

Tá, ... e o filme??

Bom no filme, a meu ver, o que pode se relacionar com a ideologia dessas duas escolas, no que se refere a funcionalismo, são as formas dos prédios (basicamente quadrados), de geometria simples, onde dispensou-se qualquer detalhe, material,enfeite,decoração que fugisse ao propósito de função do prédio. Não só nos prédios vê-se simplicidade, mas também no interior dos mesmos, e em alguns objetos, como poltronas, cadeiras, etc.
A outra característica dessas duas escolas, a da idéia de produzir produtos em escala industrial, voltados para as necessidades da sociedade, também vemos presente no filme. Nele é mostrado chapéus, ternos, bolsas, sapatos, onde todos obedecem a um mesmo padrão de estética, forma e cor, caracerística típica do sistema de produção em massa.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dieter Rams











É um dos mais influentes desginers do século XX.
Nasceu em 20 de maio de 1932, em Wiesbaden, Alemanha.
Em 1947 matriculou-se em arquitetura no "Wiesbaden werkkunstschule" por um ano.
Graduou-se em 1953, depois colaborou com a empresa de arquitetura "Otto Apel" por três anos. Em 1955 conseguiu emprego como arquiteto e designer de interiores na Braun. Em 1956 ele começou a desenhar produtos para eles.
Em 1957 ele começou a elaborar projetos de móveis para a "Otto Zapf".
Em 1961 se tornou chefe de projeto e desenvolvimento de produtos na Braun.
Em 1968 se tornou gerente de design e produção, e no mesmo ano, recebeu o título de "royal designer for industry" pela "royal society of arts" de Londres.
Em 1978 ganhou a "siad medal" pela sociedade de artistas e designers industriais de Londres.
De 1981-1997 lecionou na "Hochschule fuer kuenste bildene", em Hamburgo.
Em 1988 se tornou diretor-executivo da Braun, até 1997.
Em 1996 ganhou a medalha "world design medal" pela sociedade de designer industrial da América.
A maioria de seus projetos para a Braun tornaram-se parte da coleção permanente de muitos prestigiados museus internacionais, suas peças estão no "MoMA", Nova York, "Archiv Werkbund", Berlim, o museu "Victoria & Albert", de Londres, etc.
Seus 10 princípios do design
1-bom designer é inovador
2-bom design faz o produto útil
3-bom design é estético
4-bom design ajuda o produto a ser entendido
5-bom design não atrapalha
6-bom design é honesto
7-bom design é durável
8-bom design é consistente até o último detalhe
9-bom design se preocupa com o meio-ambiente
10-bom design é o menos design possível, de volta à pureza, à simplicidade.
Alguns de seus trabalhos podem ser encontrados nestes sites:












terça-feira, 20 de abril de 2010

Tomás Maldonado

Pintor, designer industrial e teórico. Nasceu em Buenos Aires em 1922.
Sua formação acadêmica iniciou-se na Escuela Nacional de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredon, iniciando assim todo um percurso sedimentado na defesa de uma abstracção ponderada e racional.
Em 1946 fou publicado na revista Arte Concreto-Invención, em Buenos Aires, o manifesto invencionista assinado por Tomás Maldonado, Jorge Brito, Alfredo Hlito e Claudio Girola.
Em 1948 conhece Max Bill; seis anos depois é convidado a lecionar na Hochschule fur Gestaltung Ulm - HFG, onde mais tarde será reitor.
De 1955 a 1967, leciona design na Escola de Ulm, HFG, Alemanha. De 1964 a 1966 é reitor da mesma instituição.
Em 1965 é Lethaby Lecturer do Royal College of Arts de Londres. Em 1966 é considerado parceiro do Council of Humanities Princeton University.
De 1966 a 1969, torna-se presidente da comissão executiva do ICSID. Em 1976 é professor de letras e filosofia na Universidade de Bolonha, em simultâneo professor de eco-design, no Politécnico de Milão.
De 1979 a 1983, torna-se diretor da revista de arquitetura Casabella.

Modelo Ulm
Considerado um dos principais teóricos do modelo, uma filosofia sobre design desenvolvida enquanto professor na escola de Ulm, Maldonado defendia qua a arte não pertencia ao design, e acreditava numa abordagem científica e teórica no projeto do design.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Peter Behrens

Arquiteto alemão, Peter Behrens nasceu em 1868, em Hamburgo, e faleceu em 1940. Estudou pintura em Kalsruhe e em Dusseldorf, deslocando-se posteriormente para Munique, em 1890.
Dois anos mais tarde, juntamente com alguns colegas, fundo o movimento Munich Sezession, dedicando-se às artes gráficas, à pintura e ao desenho. Em 1897 integra o movimento Oficinas Reunidas de Artes e Ofícios. Nesta altura passa a dedicar-se também à arquitetura.
Entre 1899 e 1903 leciona na recém constituída Colônia dos Artistas em Darmstadt, juntamente com outros seis artistas, a convite do grão-duque Enrst Ludwig von Hesse. Posteriormente o arquiteto Muthesius chama-o para dirigir a Escola de Artes Aplicadas de Dusseldorf.
Em 1907, o diretor da AEG (Companhia Elétrica Geral) nomeia-o consultor artístico da empresa, passando Behrens a ser responsável pelos projetos de edifícios, de equipamentos, de peças industriais ou de produtos graficos. Esta situação leh permite desenvolver a aspirada relação entre arquitetura, desenho e indústria, o que o transforma num dos profissionais mais interessantes na Alemanha nessa época. O seu trabalho mais importante para essa empresa foi precisamente foi um conjunto d edifícios fabris, dos quais se destaca a fábrica de turbinas, onde utilizou livremente as novas possibilidades técnicas, acentuando o contraste entre o betão enquanto suporte e o vidro enquanto preenchimento.
Neste período, Peter Behrens contou com a colaboração de Le Corbusier, de Walter Groupius e de Mies Van der Rohe, tendo exercido grande influência na formação destes jovens arquitetos.
Entre 1911 e 1912 executou projetos para edifícos de escritórios da Mannesmann-Rohrenwerke, em Dusseldorf e para a Embaixada Alemã em São Petersburgo.
Após a Primeira Guerra Mundial, entre 1920 e 1924, realizou parte do complexo de edifícios da fábrica de produtos químicos IG-Farben, em Hochst, no qual se salienta o vestíbulo de entrada, coberto por uma cúpula prismática.
Entre 1922 e 1927 foi diretor da Academia das Artes de Viena, sucedendo a Otto Wagner.
Neste ano desenho uma casa com terraço para integrar a exposição Werkbund, no bairro Weisenhof, em Estugarda. em 1929 participa no concurso para a renovação da Alexanderplatz, em Berlim, para onde projetou edfifícios de escritórios com estrutura em betão armado.
Em 1936 foi nomeado diretor do departamento de arquitetura na Academia Prussiana das Artes, em Berlim.

fonte: www.infopedia.pt

sábado, 10 de abril de 2010

Vorkurs







Mas o que é Vorkurs?


Este era o nome de um curso preparatório aplicado a todos os alunos da Bauhaus, era como um curso de Desenho Básico.
Na Bauhaus não se ensinava história nos primeiros anos de curso, pois acreditava-se que os trabalhos ou projetos fossem feitos a partir de princípios racionais ao invés de serem criados por padrões herdados do passado.
Somente após 3, 4 anos de curso os alunos começavam a ter aulas de história para que dessa maneira os alunos nao fossem influenciados nas suas criações.

Na semana passada o professor Salomão deu uma aula com estes princípios.
Uma semana antes o professor pediu aos alunos que levassem o jornal do dia para a próxima aula.
Semana passada, chegamos na aula com o jornal do dia como o professor pediu, mas sem saber ao certo o que o Salomão iria pedir.
Depois de feita a chamada, ele simplesmente escreveu na losa "Façam design", leu em voz alta e nos disse, "Vocês tem 1 hora e meia" e saiu da sala.

Primeiramente nos reunimos para tentar descobrir o que o professor queria, depois começaram a vir as idéias.
Escolhemos a idéia de maior aceitação, nos dividimos em grupos, cada qual com sua respectiva função.
Conseguimos terminar o projeto no tempo solicitado. Acabamos fazendo o "Jornal de Amanhã", com notícias manipuladas de maneira bizarra e bem humoradas.
Mas a final, que princípios são estes?
Depois que o professor chegou na sala, viu nosso trabalho, após algumas risadas.. o Salomão nos disse que deveríamos nos livrar de preconceitos, ou de padrões adquiridos em nosso passado e simplesmente criar algo NOVO! Algo nosso! fruto da nossa imaginação.
Eu gostei da aula, foi bem engraçada..
Bom é isso ae..
Até´
Abraços








segunda-feira, 5 de abril de 2010

Gobelins

E ae galera, beleza?
Hoje vou postar sobre uma escola francesa que tem cursos na área de cinema, multimídia, comunicação gráfica entre outros.E para quem gosta da área de animação vale a pena dar uma conferida na galeria de trabalhos feitos pelos alunos. Sao projetos realizados durante meses, com uma qualidade muito boa, feitos por grupos de mais ou menos 6 pessoas.
Para quem vai ingressar nessa área é bom dar uma olhada nos vídeos do site e ver o trabalho que tem pela frente, até mesmo se espelhar nestes para se fazer bons trabalhos no futuro.
Este vídeo é um dos tantos que tem no site.



Para quem quiser mais, o site da escola é este:
www.gobelins.fr/index-flash.htm
É isso ae..
Valeu!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Antti Lovag

E ae galera! beleza?
Hoje estava procurando uma imagem para a aula de modelagem e acabei achando umas fotos de uma casa bem diferente. Ela foi criada pelo arquiteto Antti Lovag com um design um tanto futurista, trabalhada toda com curvas. Ele soube aproveitar bem o espaço como também organizá-lo de forma que a luz solar ilumina naturalmente os ambientes da casa. O projeto do arquiteto chama-se Maison Bulle. Para quem quiser maiores informações e souber ler em francês aí está o site. Lá tem fotos da casa, aqui não coloquei porque meu pc está uma #$?!! e não consegui postá-las, mas garanto que vale dar uma conferida.
www.visiterlyon.com/actus/maisonbulle
Espero que tenham gostado.
Abraços

quarta-feira, 24 de março de 2010

Dia do Grafitti

Salve povo!!
Alguém aqui curte grafitti?
Para quem é grafiteiro ou se interessa por esta arte, dia 27 de março é comemorado o dia do grafitti e vários eventos e celebrações vão rolar por São Paulo capital.

E nesse ano, a empresa Ação educativa que incentiva os direitos educativos da juventude, promove uma homenagem a Ozeas Duarte, aka Ozi, um dos expoentes dessa arte e pioneiros do grafitti em São Paulo. O grupo também fará uma intervenção na cidade. O quarteirão das ruas Maria Borba e Cesário da Mota, na Vila Buarque, será fechado para que os grafiteiros exibam sua arte.

Fiquem ligados!
Para maiores informações:
contato: 11 3151 2333
www.acaoeducativa.org.br

Fonte: www.zupi.com.br

Vlw galera!
Abraço!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Trustocorp




Salveee!!

Hoje estava dando uma fuçada na net, e acabei achando um artigo mto legal num site sobre eventos, concursos, portfolio, etc. A matéria é esta.

"A Trustocorp é um grupo norte-americano que, desde o ano passado, vem deixado as ruas de lugares como Los Angeles, Detroit, Brooklyn, Manhattan, Miami um pouco mais divertidas através de sinalizações inusitadas. Criativos, os caras criam placas engraçadíssimas e as penduram por onde passam. As intervenções, além de transformarem os locais públicos em ambientes mais descontraídos, também transmitem mensagens críticas em relação ao crime, ao vandalismo e a certos valores da sociedade."

Ah.. quem quiser dar uma olhada no site, o endereço é este: http://www.zupi.com.br/







terça-feira, 16 de março de 2010

Dicas!

Aeee galeraa.. tranquilidade?
Pow.. achei hoje um artigo que com certeza vai interessar mta gente. Para quem está ingressando agora no mercado de trabalho, para quem queira divulgar seus trabalhos, ampliar seus contatos enfim, é bom dar uma conferida.
Falando resumidamente a matéria diz que " a diferença entre um bom designer e um designer de sucesso é a autopromoção" e dá 33 dicas de profissionais mestres na arte de divulgar seu trabalho, para você se dar bem.
Aqui vou citar somente 8, que a revista julgou como "dicas de ouro".

03_Comunique-se; Sarah Trounce - Gerente de Projetos; www.ycnonline.com
"As pessoas gostam de ler conteúdos interessantes e isso ajuda a demonstrar as suas habilidades como bom comunicador.É essencial que você consiga se comunicar de modo eficiente usando uma mídia além da visual. Seja enviando e-mails, escrevendo em um blog ou explicando cada trabalho no portfólio, uma escrita pensada, estimulante e correta dá muito destaque."

06_Seja engajado; Adam Morris - Designer gráfico freelancer; www.adammorrisdesign.com
"Inscreva-se em blogs de design e comente o trabalho dos outros. Há uma série de fóruns de design por aí e diversos modos de se envolver com a comunidade. Não somente isso o manterá atualizado, como também o ajudará a divulgar o que pensa. Quanto mais nomes e links ligados a você, mais as pessoas terão vontade de conhecê-lo."

09_ Seja visto; Magomed Dovjenko - Designer gráfica e ilustradora; www.iammago.com
"Ficar sentado em frente a um monitor enquanto garante a sua presença digital pode ser egoísta demais. Há um jeito simples de consertar isso: saia mais e encontre pessoas interessantes. Nunca hesite em ir a lançamentos de exposições, premiações ou festivais. Antes do Facebook existir, eventos de design serviam como de networking. Eles estão cheios de pessoas criativas com as quais você pode trabalhar."

15_ Não superestime o material promocional - Hiro Kawahara - Ilustrador freelancer; www.hiro.art.br
"Não pense que entregue um calendário em uma agência significa retorno de trabalho imediato. A função deses materiais é mais para divulgar o seu nome e mantê-lo na superfície do mercado de forma constante. Quem investe nesses materiais na esperança de encher a agenda de trabalhos pode e vai se decepcionar um bocado."

20_Seja agradável - Gavin Strange - Designer online sênior da Aardman Animations; www.jam-factory.com
"Se você está lutando por algum lugar ao sol, pode ficar surpreso com o fato de que empresas criativas suam e muito para encontrar pessoas criativas. Além disso, quando acham alguém talentoso e amigável, vão querer contratá-lo ou, no mínimo, farão boas recomendações. Sendo assim, aproveite a oportunidade e faça o máximo de freelances que puder. Fique amigo de seus contratantes e em breve eles estarão divulgando o seu CV."

24_Aponte para um público-alvo - Johanna Basford - Ilustradora; www.johannabasford.co.uk
"Não é legal obter uma base de dados de empresas genéricas do design e enviar o mesmo e-mail a todas e nem mandar para cada uma canetas ou blocos de notas personalizados. As pessoas precisam se sentir especiais, e isso requer pesquisa. Saiba no que as agências e estúdios estão trabalhando e veja como pode agregar valor a eles."

25_Mantenha contato - Johanna Lundberg - Designer gráfica e ilustradora freelancer; www.johannalundberg.com
"Até um recém-formado deve ter uma boa lista de contato das pessoas com as quais estudou, amigos de outros cursos, professores e até mesmo de pessoas aleatórias que conheceu durante a vida. Mais cedo ou mais tarde algumas delas poderão ter um blog de design, trabalhar em alguma grande agência ou precisar de ajuda em um projeto. Trocar favores faz o mundo girar."

33_Faça contatos pessoais - Jonathan Kenyon - Diretor de criação; www.vault49.com
"Você não pode ficar esperando que as pessoas notem seu talento. E não há networking melhor do que exercitar o poder do contato humano. Reúna-se pessoalmente com as pessoas sempre que possível e explique qual é o seu diferencial. É impossível transmitir a sua paixão escrevendo um e-mail, então coloque a cara pra fora da janela."

É isso ae, boa leitura..
Abraços

segunda-feira, 15 de março de 2010

O mapa do techno

Salve galera! tudo bem?
Hoje estava folheando a Computer Arts (pra quem não sabe, é uma revista voltada para designers, ilustradores, animadores, etc. Ela dá várias dicas sobre mercado de trabalho, tutoriais, portfolio...) e vi uma matéria muito interessante.
Um estúdio mineiro (3Bits) criou uma interface interativa chamada Sync/Lost. Dois projetores projetam a interface numa superfície grande, como uma parede por exemplo. A interface disponibiliza ao usuário informações em tempo real como as suas origens, seu estilo, suas ligações com outros estilos de músicas, etc. Os usuários navegam por ela através de wiimotes, um tipo de joystick sem fio do console Wii, da Nintendo.
Massa né? os djs com certeza vão gostar.
Bom.. pra quem gostou pode ler um pouco mais neste site:
www.3bits.net/synclost
É isso ae galera!!
Abraços

domingo, 14 de março de 2010

If Design Awards


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estava lendo o folha online e achei um arquivo muito legal sobre design. Trata-se de um evento, o If Design Awards. Não sabem o que é né?

"o If Design Awards valida, há 55 anos, o design de produtos o mundo todo, assim como sua tecnologia e valor diante do público consumidor."

"Atualmente, o If Design Awards está sediado no mais amplo e importante centro de feiras do mundo e é considerado o prêmio de maior relevância do setor na Europa."

"Os vencedores ganham certificados, bem como o direito de utilizar o selo If, e os melhores entre eles ainda recebem o troféu gold, especialmente desenhado por Herbert Schultes em 1996 e conhecido como 'Oscar do Design'."



Nesta terça-feira o If Design divulgou os vencedores em Hannover (Alemanha). A cerimônia aconteceu dentro da Cebit, maior evento de tecnologia que existe.
Dentre os produtos vencedores, o que eu achei mais interessante é de uma sauna futurista, feita por belgas. Esta sauna tem LEDs que mudam de cor conforme a escolha do usuário. O ambiente também funciona por controle remoto e possui caixas de som "invisíveis".



Boa noite!!

Olá visitantes, sejam bem vindos!
Meu nome é Diego, vulgo Bécão e faço design de animação na UFSC.
Postarei neste blog artigos relacionados com design.
.... design? Isso mesmo, design! Talvez muitos não saibam o que seja ou signifique design e mesmo tendo consciência de que estes empregam a palavra de maneira errada algumas vezes, não vou colocar aqui textos explicativos falando sobre o que é design ou o que ele significa. Vou pular esta parte que eu chamaria de "introdutória" e postar sobre assuntos como eventos, notícias ou qualquer artigo que eu considere curioso ou interessante.
Espero que com o tempo vocês entendam o que seja design e principalmente gostem do blog.
Bom, acho que para o primeiro post isso está suficiente.
Valeu galera, Abraços