terça-feira, 16 de março de 2010

Dicas!

Aeee galeraa.. tranquilidade?
Pow.. achei hoje um artigo que com certeza vai interessar mta gente. Para quem está ingressando agora no mercado de trabalho, para quem queira divulgar seus trabalhos, ampliar seus contatos enfim, é bom dar uma conferida.
Falando resumidamente a matéria diz que " a diferença entre um bom designer e um designer de sucesso é a autopromoção" e dá 33 dicas de profissionais mestres na arte de divulgar seu trabalho, para você se dar bem.
Aqui vou citar somente 8, que a revista julgou como "dicas de ouro".

03_Comunique-se; Sarah Trounce - Gerente de Projetos; www.ycnonline.com
"As pessoas gostam de ler conteúdos interessantes e isso ajuda a demonstrar as suas habilidades como bom comunicador.É essencial que você consiga se comunicar de modo eficiente usando uma mídia além da visual. Seja enviando e-mails, escrevendo em um blog ou explicando cada trabalho no portfólio, uma escrita pensada, estimulante e correta dá muito destaque."

06_Seja engajado; Adam Morris - Designer gráfico freelancer; www.adammorrisdesign.com
"Inscreva-se em blogs de design e comente o trabalho dos outros. Há uma série de fóruns de design por aí e diversos modos de se envolver com a comunidade. Não somente isso o manterá atualizado, como também o ajudará a divulgar o que pensa. Quanto mais nomes e links ligados a você, mais as pessoas terão vontade de conhecê-lo."

09_ Seja visto; Magomed Dovjenko - Designer gráfica e ilustradora; www.iammago.com
"Ficar sentado em frente a um monitor enquanto garante a sua presença digital pode ser egoísta demais. Há um jeito simples de consertar isso: saia mais e encontre pessoas interessantes. Nunca hesite em ir a lançamentos de exposições, premiações ou festivais. Antes do Facebook existir, eventos de design serviam como de networking. Eles estão cheios de pessoas criativas com as quais você pode trabalhar."

15_ Não superestime o material promocional - Hiro Kawahara - Ilustrador freelancer; www.hiro.art.br
"Não pense que entregue um calendário em uma agência significa retorno de trabalho imediato. A função deses materiais é mais para divulgar o seu nome e mantê-lo na superfície do mercado de forma constante. Quem investe nesses materiais na esperança de encher a agenda de trabalhos pode e vai se decepcionar um bocado."

20_Seja agradável - Gavin Strange - Designer online sênior da Aardman Animations; www.jam-factory.com
"Se você está lutando por algum lugar ao sol, pode ficar surpreso com o fato de que empresas criativas suam e muito para encontrar pessoas criativas. Além disso, quando acham alguém talentoso e amigável, vão querer contratá-lo ou, no mínimo, farão boas recomendações. Sendo assim, aproveite a oportunidade e faça o máximo de freelances que puder. Fique amigo de seus contratantes e em breve eles estarão divulgando o seu CV."

24_Aponte para um público-alvo - Johanna Basford - Ilustradora; www.johannabasford.co.uk
"Não é legal obter uma base de dados de empresas genéricas do design e enviar o mesmo e-mail a todas e nem mandar para cada uma canetas ou blocos de notas personalizados. As pessoas precisam se sentir especiais, e isso requer pesquisa. Saiba no que as agências e estúdios estão trabalhando e veja como pode agregar valor a eles."

25_Mantenha contato - Johanna Lundberg - Designer gráfica e ilustradora freelancer; www.johannalundberg.com
"Até um recém-formado deve ter uma boa lista de contato das pessoas com as quais estudou, amigos de outros cursos, professores e até mesmo de pessoas aleatórias que conheceu durante a vida. Mais cedo ou mais tarde algumas delas poderão ter um blog de design, trabalhar em alguma grande agência ou precisar de ajuda em um projeto. Trocar favores faz o mundo girar."

33_Faça contatos pessoais - Jonathan Kenyon - Diretor de criação; www.vault49.com
"Você não pode ficar esperando que as pessoas notem seu talento. E não há networking melhor do que exercitar o poder do contato humano. Reúna-se pessoalmente com as pessoas sempre que possível e explique qual é o seu diferencial. É impossível transmitir a sua paixão escrevendo um e-mail, então coloque a cara pra fora da janela."

É isso ae, boa leitura..
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário