sexta-feira, 7 de maio de 2010

Associação do filme Playtime com as Escolas de Ulm e Bauhaus

Ideologias Bauhaus e Ulm

A escola de Ulm foi fundada na Alemanha em 1952 e tinha como objetivo formar profissionais a partir de uma sólida base artística e técnica para atuarem na concepção de uma ampla gama de objetos produzidos em escala industrial: os de uso cotidiano; aqueles de utilização científica; os relacionados à construção e ainda os produtos ligados aos suportes modernos de informação, às mídias e à publicidade.
Devido, em parte, por defender uma ideologia, por vezes restritiva e pela defesa de um funcionalismo extremo, a Escola de Ulm teve uma vida curta.

A escola Bauhaus por sua vez tem sua história dividida a partir de seus diretores (1919-1927 – Walter Groupius;1928-1929 – Hannes Meyer; 1929-1933 - Ludwig Mies van der Rohe), ou a partir de sua Fundação (1919-1923), Consolidação (1923-1928) e Desintegração (1928-1933). Logo as diretrizes, os conceitos da escola se modificaram com o tempo de acordo com cada diretor pelo qual a escola passou.
Aqui vale destacar a fase em que Hannes Meyer assumiu o lugar de Walter Groupius. Meyer representou uma evolução do conceito funcionalista estético/formalista para o conceito funcionalista técnico/produtivista. Com esses princípios estabelecidos por Meyer, a Bauhaus tinha abandonado de vez a idéia de uma escola de arte, para uma imperiosa idéia de um local de produção voltado à satisfação de necessidades sociais.

Tá, mas o que isso tem a ver com o filme, e o que é funcionalismo??

Funcionalismo tem como objetivo resolver problemas práticos de forma lógica e eficiente.
Ele dispensa adornos e formas rebuscadas, valorizando mais a simplicidade,o básico, se focando somente na finalidade do produto, onde suas formas, seu mecanismo e o materal são ditados por sua funcionalidade.

Tá, ... e o filme??

Bom no filme, a meu ver, o que pode se relacionar com a ideologia dessas duas escolas, no que se refere a funcionalismo, são as formas dos prédios (basicamente quadrados), de geometria simples, onde dispensou-se qualquer detalhe, material,enfeite,decoração que fugisse ao propósito de função do prédio. Não só nos prédios vê-se simplicidade, mas também no interior dos mesmos, e em alguns objetos, como poltronas, cadeiras, etc.
A outra característica dessas duas escolas, a da idéia de produzir produtos em escala industrial, voltados para as necessidades da sociedade, também vemos presente no filme. Nele é mostrado chapéus, ternos, bolsas, sapatos, onde todos obedecem a um mesmo padrão de estética, forma e cor, caracerística típica do sistema de produção em massa.

Um comentário:

  1. ei...

    só isso?? vc consegue muito mais...

    esse layout não tá com a tua cara, mexe nisso

    salomão

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